O Bom Mangueiro

O bom mangueiro deve ter uma parte coberta e outra descoberta.

Um local apropriado para se aplicar remédios, vacinar etc.,

O bom mangueiro não precisa ser muito alto. Deve ter um bezerreiro com chão de madeira.

Deve ter um local apropriado para as rações. Que devem estar acima do chão e protegidas da chuva e dos animais.

Truques no mangueiro

Cada coisa no seu lugar.

Sabemos que na hora da pressa é bom saber aonde está cada coisa.

Prateleiras suspensas são uma sabedoria antiga. Remédios e produtos delicados devem ser armazenados em um armarinho forte com chave, para a proteção das crianças.

O chão de madeira do bezerreiro deve ser vigiado constantemente para que não apreçam buracos que podem machucar as crias.

O chão do mangueiro deve ser de cimento nem muito liso nem muito crespo. O chão liso pode facilitar a queda dos animais e o chão muito crespo pode machucar o casco.

O ideal é raspar o mangueiro todos os dias sem lavar. A pequena crosta de fezes que ficar vai tampar buracos e fazer uma espécie de tapete para as vaquinhas queridas.

 

NÃO LAVE O CHÃO DO MANGUEIRO! Embora pareça mais higiênico lavar o mangueiro todos os dias, a natureza tem seus próprios caminhos. As bactérias das fezes e urina  da vaca estão em equilíbrio, e por isso não aumentam de tamanho. Como se fossem vários exércitos de forças iguais. Quando passamos a água acabamos favorecendo a algum exército e então esta bactéria vencedora pode prejudicar os animais.

OUTROS TIPOS  DE MANGUEIRO

Nesta outra fazenda, o mangueiro é feito com o telhado de plástico para estufa. E o dono dá a dica: a primeira coisa que se faz é plantar eucaliptos para ter madeira para cercas e mangueiro.

A ventilação é boa e o mangueiro fica sempre seco. Este mangueiro não é calçado.

O sal é misturado na própria fazenda.

Os bezerros tem um comedouro cercado. E o resto do gado tem comedouros de pneu de trator.